
Após faturar R$ 4,2 milhões em 2024, um aumento de 400% na comparação com o ano anterior, a Porto Cidadania Portuguesa, prevê passar dos R$ 12 milhões em 2025 — o semestre ainda não terminou e a empresa já ultrapassou o faturamento obtido no total do ano passado.
A assessoria é integrante do Gruppo Nostrali, de Caxias do Sul. Em 2024, fechou 679 contratos; nos cinco primeiros meses deste ano, 458 contratos foram assinados, sendo que cada um tem, em média, de um a três requerentes. A maioria dos clientes em busca da cidadania portuguesa é de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No RS, o maior número é de moradores de Pelotas.
Com o aumento da demanda, cresceu o número de funcionários (são 12 atualmente) e a Porto mudou-se, em maio, para a sede da Nostrali, na Rua Tronca. Antes, o escritório ficava na Rua Sinimbu, em uma sala comercial com capacidade para oito funcionários.
Critérios
Para solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa, é necessário ser filho ou neto de português. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos específicos relacionados à documentação que comprove a descendência conforme a Lei de Nacionalidade Nº37/81.
Conforme a Porto, mais de 1,4 milhão de pessoas solicitaram a cidadania portuguesa entre 2019 e 2025. O aumento representa um crescimento de mais de 350% nos últimos cinco anos.