
Os pavilhões da Festa da Uva estarão movimentados no início de novembro. Além do Solária, um festival de música, e da Eletric Move (Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis), o parque sedia no dia 8 de novembro, das 12h às 17h, a ExpoChurrasco. Será a quarta edição do evento e a primeira fora de Porto Alegre.
Com 42 estações gastronômicas, o encontro promete diversidade de cortes. O público poderá degustar carnes de gado, porco, ovelha, frango e peixe, além de pratos mais exóticos, como jacaré, avestruz, galinha-d'angola e codorna.
— É um evento para mostrar formas de assar a proteína porque temos uma grande variedade. Cada churrasqueiro tem um jeito de fazer seu churrasco. Uns assam em paus, outros com espetos, outros na grelha — explica Eduardo Borges de Assis, organizador do festival.
Para quem não come carne, Eduardo antecipa que haverá duas estações vegetarianas e uma vegana. O festival também terá sobremesas.
A ExpoChurrasco será no formato de degustação livre (estilo open food). O valor dos ingressos ainda não está definido — a realização do festival em Caxias foi acertada há poucos dias e a organização trabalha nos detalhes do evento.
Atrações além da comida
O ExpoChurrasco terá apresentações musicais, espaço para a gurizada com atividades para as crianças, exposição de produtos e serviços relacionados ao churrasco e feira de vinícolas e de cutelarias.
Em Porto Alegre, a organização costuma promover a inclusão de grupos no evento, como mães atípicas, por exemplo, e a doação do excedente de comida para instituições beneficentes, o que deve ocorrer em Caxias também.