Um termômetro do envolvimento empresarial com a Festa da Uva antes da abertura dos pavilhões sempre foi do comércio de Caxias do Sul. O Sindilojas distribuiu mil cartazes do evento para que as vitrines dos estabelecimentos entrassem no clima da principal festa regional. Para se ter uma ideia da adesão, a entidade tem cerca de 1,2 mil associados.
Alguns cartazes acabam ficando “apagados” em meio ao período do ano marcado por liquidações, já que muitas lojas estampam os percentuais de descontos com evidência muito maior. Mas há locais que estão dando maior visibilidade para a Festa da Uva com decorações temáticas que colocam a fruta em destaque. O Sindilojas fez um levantamento e encontrou pelo menos 20 pontos comerciais decorados. É o caso da Zapataria Calçados (foto acima), na Rua Visconde de Pelotas, que recebeu a comitiva da festa composta pelas soberanas na última sexta-feira, na ação apelidada de Arrastão no Comércio.
Além da mobilização nas ruas da cidade, o Sindilojas Caxias vai estar na Festa da Uva com o Museu do Comércio na casa 9 da Réplica de Caxias do Sul de 1885, nos pavilhões. Inaugurado em 2000, a estrutura retrata um armazém de secos e molhados do final do século XIX.
A entidade também vai ser uma das 18 que estarão em um estande coletivo a convite da CIC Caxias.