Uma área no entorno da Casa de Pedra, em Caxias do Sul, está sendo transformada pela rede de academias Engenharia do Corpo, que está investindo cerca de R$ 10 milhões para inaugurar um complexo de mais de 10 mil metros quadrados. Serão R$ 4,5 milhões só em equipamentos. Além de uma área de musculação de mais de dois mil metros quadrados, o novo empreendimento vai marcar também a estreia do grupo nas operações de quadras de esportes de areia.
Com as restrições impostas pela pandemia, a área da matriz da rede caxiense, no bairro São Pelegrino, estava ficando pequena para acomodar as mais de cinco mil pessoas que atendia antes da covid-19. Preparando-se para a retomada, no final do ano passado, foi escolhida a nova área perto da Casa de Pedra. O prédio, que já abrigou a Tumelero, foi locado em dezembro do ano passado e as obras começaram há 120 dias.
A área de musculação da matriz, de 750 metros quadrados, mais do que dobrará de tamanho. Somada com a área de vestiário, estacionamentos e outros espaços coletivos, serão ocupados 4 mil metros quadrados. Outros 6 mil metros serão divididos em quadras de esportes de areia, como tênis, vôlei e futevôlei. Serão 2 mil metros quadrados de áreas externas e outros 4 mil de quadras cobertas, aproveitando complexos esportivos que existiam na região, que estavam desativados e foram reformados. No caso da área coberta, o imóvel já sediou o Planeta Bola.
De acordo com o CEO da rede de academias, Alexandre Zanella, a entrada no mercado de esportes de areia é baseada no crescimento mais recente do segmento.
— Desde 2014 era um mercado que vinha em uma crescente, de 12% a 17% ao ano, mas ele aumentou 300% durante a pandemia. São esportes sem tanto contato e também podem ser praticados ao ar livre. Mas, como sabemos do clima aqui da Serra, também investimos nas quadras cobertas — aponta Zanella.
A prova desta tendência é que 29 franquias já contemplando as modalidades de areia devem entrar em operação nos próximos anos com a marca Engenharia do Corpo. Cinco delas já em 2021. Além de Caxias, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Canoas e Palhoça (SC) estão prevendo inaugurações de quadras de areia neste ano. Em Bento, estão em fase de negociação de ponto.
O CEO da rede destaca ainda que, por ser a matriz, o complexo caxiense será o maior da Engenharia do Corpo no Brasil, mas outros empreendimentos de grandes proporções, de 6 mil metros quadrados, deverão ser inaugurados em Goiânia (GO) e Mogi das Cruzes (SP).
A nova matriz caxiense será inaugurada por fases. A área de musculação será aberta no próximo dia 14. A previsão é de que, em outubro, seja inaugurada outra fase com as quadras para o futebol de areia. O ponto em São Pelegrino, que será desativado, poderá abrigar outro complexo na área de saúde e bem-estar ainda neste ano.