Com o turismo como base da economia, a região do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) das Hortênsias segue liderando o ranking das regiões do Estado mais afetadas pela pandemia. No último boletim quinzenal das movimentações de ICMS, divulgado nesta semana, as Hortênsias tiveram recuo nas vendas de 26% nos últimos 28 dias.
O levantamento feito com base nas notas fiscais eletrônicas, que são o retrato mais "instantâneo" da pandemia, mostra que as perdas vêm caindo. No recorte desta região nos últimos 15 dias, as perdas são menores, de 13%. Para ser ter uma ideia da melhora do cenário, o balanço divulgado em maio, com os resultados do mês de abril, o mês de maior impacto, apontava queda de 46% na emissão de notas.
O mapa do ICMS mostra também que a região do Corede Serra teve recuo de 2% nos últimos 28 dias e que, nos Campos de Cima da Serra, o desempenho já é positivo, com crescimento de 19% das vendas no último mês. É o segundo melhor resultado do Estado. Só perde para o Litoral que registra avanços de mais de 20%.