A tradicional reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira foi marcada pelo clima de festividade. Ao mesmo tempo em que comemora 115 anos, a entidade também entregou o Troféu Ítalo Victor Bersani para três empresas da cidade. A homenagem é conferida anualmente e obedece à indicação de associados e sindicatos patronais filiados à CIC.
Neste ano, as empresas agraciadas nas categorias Indústria, Comércio e Serviços, foram, respectivamente, a Master Sistemas Automotivos, a Casa Magnabosco e a Caixa de Assistência Sistema Saúde Integral – SSI Saúde.
Em seu discurso de abertura, Nelson Sbabo, presidente da entidade, destacou a importância da união entre os empresários para a superação dos momentos mais conturbados. O executivo lembrou ainda que é o 45º nome a ocupar o cargo máximo da CIC:
– Enfrentamos muitas lutas em 115 anos de história e conseguimos superar todas juntos. As dificuldades de agora, portanto, também serão vencidas com a mesma garra daqueles que nos antecederam – ressaltou.
O prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT), lembrou que "o mundo, o país e Caxias estão mergulhados em uma zona de turbulência que já dura alguns meses". Ele reforçou, porém, que "há sinais mínimos de recuperação":
– Precisamos juntar nossas energias positivas para reverter a situação no âmbito que nos comete.
A saber: o Troféu Ítalo Victor Bersani é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da Associação dos Comerciantes de Caxias, entidade que deu origem à CIC e foi fundada em 1901.
OS AGRACIADOS
:: Master Sistemas Automotivos (Categoria Indústria) – Fruto da fusão do conhecimento de mercado da Randon e da tecnologia da norte-americana Meritor, a Master completou 30 anos recentemente. Equipa 53% da frota circulante nacional de caminhões, ônibus e implementos rodoviários, e já comercializou mais de 11 milhões de freios. Foi a primeira empresa da Região Sul a obter a Certificação QS 9000 e a primeira do Nordeste gaúcho a ganhar o Troféu Ouro no Prêmio Qualidade RS. Em 2012 e 2015 foi condecorada com o Troféu Diamante e em 2014 figurou no seleto ranking das empresas agraciadas com o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
:: Casa Magnabosco (Categoria Comércio) – Conta com uma trajetória de mais de 100 anos. Raymundo Magnabosco, ainda rapaz, fundou a Magnabosco & Pezzi em 1915, que era um armazém de secos e molhados ao lado da Catedral Diocesana. O local é mantido como sede até hoje. Atualmente, a empresa implantou o conceito store in store, ou seja, lojas de marcas parceiras, que são referência em moda e qualidade no mercado, organizadas dentro da estrutura de mais de 4 mil m² da loja. Pedro Horn Sehbe assume o empreendimento a partir deste mês. Ele é membro da quarta geração da família (bisneto do fundador).
:: SSI Saúde (Categoria Serviços) – A Caixa de Assistência Sistema Saúde Integral – SSI Saúde é um plano de autogestão que atende mais de 18 mil beneficiários e conta com cerca de 450 serviços credenciados, entre médicos, clínicas, hospitais, laboratórios de análises clínicas e serviços de diagnósticos por imagem. Abrange cidades como Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Sebastião do Caí, Feliz, Vacaria, São Marcos e Porto Alegre. É oferecido pelas Empresas Randon, juntamente com Triches Ferro e Aço, MP Estruturas Metálicas, Paco Indústria Metalúrgica (Empresas Soprano) e Tomé S.A. Indústria de Autopeças. Tem como fundador e presidente o empresário Raul Anselmo Randon.
Caixa-Forte
Conheça as empresas de Caxias que receberam o Troféu Ítalo Victor Bersani nesta segunda
Entrega da distinção ocorreu em reunião-almoço comemorativa aos 115 anos da CIC
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project