Caxias amanhecerá nesta sexta-feira com reforço no comércio central, com a abertura da segunda filial da Lojas Americanas na cidade. Ela abrirá às 9h, em sintonia com o varejo de rua, e deve apostar em promoções de estreia. O ponto escolhido pela rede favorecerá o movimento de público.
A loja ocupa prédio histórico que já abrigou o Cine Central (a última inquilina foi a filial da Manlec, até o final de 2014), em frente ao Calçadão da Júlio. A outra Americanas em Caxias localiza-se no Shopping San Pelegrino. Na Serra, a grife também está presente em Farroupilha.
Porém, esse empreendimento ladeando a Dante Alighieri é bem maior do que o inserido no centro comercial caxiense, agregando outros setores e área de estoque. A nova loja gerou 24 empregos – trabalhadores que passaram por treinamento –, número que gera euforia num momento em que o comércio caxiense acumula perdas próximas a 30% em 12 meses.
Com ampla variedade de itens e preços baixos, o empreendimento ajudará a turbinar o comércio do centro da cidade, preocupado com a migração de público para os shoppings em função da dificuldade de estacionamento e da insegurança. A Americanas avaliou o mercado e investiu na expansão a partir de indicativos de que há demanda para manter uma operação no coração de Caxias.
Segundo o Recreio da Juventude (clube ao qual a construção histórica pertence), o contrato de locação foi firmado pela rede varejista no final de 2014. Como a estrutura é tombada pelo Patrimônio Histórico, o processo demorou por envolver aprovações complexas para a restauração.
Reforço no Centro
Caixa-Forte: Americanas da Dante abre as portas nesta sexta-feira
Loja ocupa prédio histórico que já abrigou o Cine Central, em frente ao Calçadão da Júlio
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project