Correção: Diferentemente do publicado pela coluna até as 9h42min de quarta-feira (11), as bancadas do PT e do PCdoB não votaram favoravelmente à concessão do título de cidadão caxiense ao senador Luiz Carlos Heinze (PP). Os vereadores presentes se ausentaram da sessão no momento dos votos. O texto foi corrigido.

O senador Luiz Carlos Heinze (PP) receberá o título de Cidadão Caxiense. A proposta do vereador Bortola (PP) foi aprovada na sessão desta terça-feira (10). A concessão do título foi unanime, mas com abstenção das bancadas do PT e do PCdoB. As vereadoras Estela Balardin (PT) e Rose Frigeri (PT) não estavam na sessão na hora da votação.
Os parlamentares destacaram a ligação de Heinze com Caxias e a atuação em projetos importantes para a região, como o aeroporto de Vila Oliva. Heinze encerra o mandato de senador no fim do ano e deve se aposentar da vida pública. A entrega do título vai ocorrer em sessão solene nesta quarta-feira (11), às 19h.
Também nesta coluna
Banco de animais
Um projeto de lei apresentado na Câmara de Caxias propõe criar um banco de dados público para registrar animais perdidos na cidade. A proposta é dos vereadores Lucas Caregnato (PT) e Andressa Mallmann (PDT).
A ideia é concentrar, em um único sistema do poder público, informações como nome, porte, raça e características que facilitem a identificação dos animais desaparecidos.
A iniciativa pretende agilizar reencontros, ajudar em casos de atropelamentos ou acolhimentos temporários e fortalecer a rede de solidariedade entre bairros, protetores e o município.
Premiação
A Câmara de Gramado criou o Troféu Inovação Octávio Rossi para reconhecer iniciativas que melhorem serviços, incentivem o empreendedorismo e reforcem a cultura local. A homenagem será entregue na próxima edição da Gramado Summit, de 6 a 8 de maio, no Serra Park. Os nomes dos premiados ainda serão definidos.
Proposta pelos vereadores Ike Koetz (PP) e Fernanda Pereira Dias (PP), a distinção leva o nome de um dos pioneiros da hotelaria gramadense. Octávio Rossi, morto em 2023 aos 94 anos, fundou o hotel e a pousada Vovó Carolina. Ele era pai de Marta Rossi, cofundadora da Festuris, e avô Marcus Rossi, CEO da Gramado Summit.


