
Esperança para impulsionar o resultado do MDB nas eleições de outubro, José Ivo Sartori decidiu antecipar a definição esperada para depois da Festa da Uva e comunicou à direção do partido que não irá concorrer a deputado federal. A candidatura era um pedido dos correligionários desde novembro do ano passado e Sartori chegou a dar sinalizações positivas nos últimos meses.
O ex-governador confidenciou a colegas de partido a intenção de disputar uma vaga à Câmara, mas acabou convencido pela família a não lançar o nome. A atuação na campanha ficará no apoio aos candidatos do MDB.
Sem a opção, que era vista como esperança para fortalecer o partido na Serra, especialmente em Caxias, o diretório municipal da sigla vai agora discutir alternativas. A intenção é manter uma candidatura à Câmara dos Deputados com um nome de relevância da cidade, que começará a ser debatido na próxima semana.
Caso não se chegue a um consenso, outra possibilidade é apoiar um candidato do MDB da região ou ainda buscar em outra legenda um nome de peso eleitoral. Por ora, tudo ainda é preliminar. A única certeza é o "não" de Sartori e o aceite por parte do partido.
— Temos que respeitar por aquilo que ele já fez ao partido — destaca o presidente municipal do MDB, Veroni Macedo.
Rigotto ainda é possibilidade
Quando a candidatura de Sartori passou a ser cogitada, o ex-governador Germano Rigotto também colocou o nome à disposição para disputa ao Senado. Na época, disse que ambos fariam "uma dobradinha muito boa no Congresso Nacional".
O nome de Rigotto segue à disposição, mas a candidatura depende das costuras realizadas pelo MDB no Estado. Isso passa, por exemplo, pela definição do caminho a ser tomado pelo governador Eduardo Leite.






