
A construção da nova ponte da RS-122 sobre o Arroio Tega, em Caxias, já passou da metade, segundo a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela obra. Quem passa pela estrutura ao lado, no km 73 da rodovia, consegue perceber o topo de dois dos seis pilares previstos para a travessia.
A pouco quilômetros dali, as 34 vigas que vão sustentar o tabuleiro da ponte também já foram finalizadas. As peças vão ser fixadas sobre os pilares para formar a nova pista.
A construção da ponte começou em janeiro e a previsão inicial é de um ano e meio de obras, com custo de R$ 50 milhões. A estrutura vai integrar a duplicação do contorno norte de Caxias, que vai começar assim que sair o reequilíbrio do contrato entre CSG e governo do Estado.
Já na saída de Caxias para Flores da Cunha, a construção de uma encosta às margens do km 81,6 da RS-122 atingiu 80% de execução, com previsão de término até o fim do mês.
O reforço faz parte das obras de resiliência não previstas inicialmente. O terreno recebeu pelo menos 7 mil metros de perfurações, 13 toneladas de tela e 394 metros cúbicos de concreto. O custo é de R$ 20 milhões.


