
Uma demanda de 13 anos dos servidores de Caxias foi atendida nesta terça-feira (9) com a aprovação na Câmara de projetos de lei que equiparam os salários de funcionários públicos que exercem a mesma função. As propostas, protocoladas no dia 29 de agosto, corrigem distorções da Lei Complementar 409/2012, que define os cargos municipais.
A cobrança pelos ajustes ganhou força neste ano por conta de promessas do prefeito Adiló Didomenico na campanha à reeleição, no ano passado. Durante a negociação salarial, em maio, a correção da 409 foi uma das principais reivindicações do Sindiserv, o sindicato dos servidores, ao Executivo.
Na época, ficou definido que a equiparação ocorreria em etapas, finalizando em 2031, e o Executivo encaminharia o projeto de lei em agosto. Ao todo foram quatro projetos, contemplando administração direta, Ipam, Samae e Fundação de Assistência Social (FAS).
Também foi aprovado um projeto relativo ao plano de saúde dos servidores e o ganho real da categoria, também alinhada em maio. Serão 1,5% de reajuste agora em setembro e outros 0,5% em abril de 2026.
Pedido de vista rejeitado
Durante a discussão, o vereador Sandro Fantinel (PL) pediu vista do projeto referente aos servidores do Samae. O entendimento era de que a proposta não fazia justiça aos servidores que atuam no tratamento de água por mudar o padrão dos cargos sem reajustar salários.
O pedido recebeu votos da oposição, principalmente do PL e do PCdoB, e acabou rejeitado por 12 votos a oito. Dessa forma, o projeto seguiu para votação juntamente com os demais. Ao fim da votação dos seis projetos, vereadores e servidores que lotavam o plenário comemoraram e aplaudiram o resultado.




