
A cena é frequente nas manhãs de Caxias do Sul. Em cruzamentos onde os semáforos acabam tendo problemas durante a noite e a madrugada, engarrafamentos começam a se formar por volta de 6h30min, pois neste momento em que o tráfego começa a se acentuar, ainda não há equipes à disposição para consertar os semáforos apagados ou em amarelo piscante.
Isso ocorre porque o Setor de Semáforos da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) inicia as atividades, de segunda a sexta, às 6h30min, e vai até 19h30min. Ou seja, quando o movimento cresce no início da manhã, as equipes estão ainda chegando, e têm de se inteirar de todas as pendências das horas anteriores, pois o sistema ficou sem atendimento durante a noite e madrugada.
Essa situação, que gera muita reclamação dos motoristas, já foi percebida pelos responsáveis. O secretário-adjunto de Trânsito, Alfonso Willenbring Junior, admite que a situação é inadequada, e por isso projeta uma mudança nos procedimentos. Segundo ele, está sendo analisada uma forma legal de deixar parte da equipe de sobreaviso ou plantão, o que ampliaria o atendimento para as 24 horas do dia e possibilitaria os casos fossem ser resolvidos mais cedo, antes do movimento nas vias se acentuar.
— O problema que eu tenho que resolver é com o RH. Eu não sei se a gente vai incluir como hora extra ou sobreaviso, e qual o percentual que se paga para ele se manter pronto para ser chamado. Eu quero ajustar com o RH primeiro para a gente, pelo menos, fazer um teste — informa Willenbring.
Segundo o secretário, a maior parte dos problemas que surgem durante a madrugada é provocada pela queda de energia, e a solução é rápida, pois é feita remotamente. Somente nos demais casos seriam utilizados os funcionários de plantão. Ainda não há um prazo para a nova sistemática ser implantada.
Além de funcionar entre 6h30min e 19h30min de segunda a sexta, o Setor de Semáforos da SMTTM atende aos sábados, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 19h.



