
Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) na terça-feira (13) mostram queda na maior parte dos crimes em Passo Fundo, no norte do RS.
De janeiro a abril deste ano, 15 pessoas foram vítimas de crimes violentos letais intencionais no município. Em 2024, no mesmo período, o município registrava 18 vítimas. A queda é de cerca de 16,6%.
A categoria inclui homicídios dolosos (quando há a intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesão seguida de morte, entre outros crimes intencionais contra a vida.
Apesar da diminuição no número de pessoas mortas, Passo Fundo manteve a média no número de homicídios dolosos, com 15 casos, um a menos que no mesmo período no último ano quando a cidade registrou 16 vítimas.
Até o momento, os primeiros quatro meses do ano não apresentaram casos de latrocínio. Os dados também informam queda no número de roubos (75): a cidade registrou 35% a menos que em 2024, quando foram contabilizados 116 ocorrências.
O índice de estelionato soma 651 casos até o momento, ou seja, 66 casos a menos que no mesmo período do último ano (717). Os únicos números com aumento em comparação com 2024 são os dados de abigeato e tráfico de entorpecentes (veja a comparação abaixo).