Foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) o homem suspeito de ter espancado a ex-companheira com uma barra de ferro em São José do Ouro, no norte do Estado. A denúncia foi oferecida na quarta-feira (4).
O crime aconteceu em 20 de outubro às 23h50min, quando a vítima, de 30 anos, chegava em casa acompanhada de uma amiga. O homem, de 49 anos, estaria escondido na residência. Ambas sofreram agressões. Ele também teria colocado fogo no carro da mulher após as agressões, fugindo em seguida. O crime foi registrado por uma câmera de monitoramento (assista acima).
O suspeito foi preso no dia 12 de novembro, na casa de uma filha, no município de Itajaí, em Santa Catarina.
Familiares da mulher relataram que ela teve fraturas no braço, perna e tornozelo, além de escoriações na cabeça. Ele também feriu a amiga da vítima, sem gravidade.
De acordo com o delegado Janquiel Grando, responsável pela investigação, a mulher tinha uma medida protetiva contra o agressor desde julho.
Além da tentativa de feminicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado, o homem também poderá responder pelo crime de incêndio criminoso, como afirma o promotor de justiça Miguel Germano Podanosche.
— O crime foi praticado doze dias após a publicação da Lei nº 14.994/2024, a qual tornou o feminicídio crime autônomo, agravou a sua pena e a de outros crimes praticados contra mulher por razões da condição do sexo feminino, bem como estabeleceu outras medidas destinadas a prevenir e coibir a violência praticada contra a mulher — explica.