
Inaugurado há três semanas, o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Petrópolis reforça o atendimento da rede de Passo Fundo. O prédio, localizado na Avenida Brasil Leste, 1531, fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, complementando os serviços prestados.
Mas, apesar de estarem lado a lado, os dois locais têm horários de atendimento diferentes e devem ser procurados pela população em casos específicos.
As UBSs de Passo Fundo e os Cais São Cristóvão, Hípica, Boqueirão e Vila Luíza são destinados para o acompanhamento contínuo da saúde, como: pré-natal, consultas de rotina, exames periódicos, renovação de receitas e atendimento pediátrico.
Já o Cais Petrópolis, especificamente, é uma unidade de atendimento ampliado para demandas agudas. A população pode procurar o local quando apresenta sintomas que surgem de forma repentina e precisam de atenção imediata, como febre, dor de garganta, sintomas gripais e respiratórios.
Com essa diferenciação, o objetivo é que cada pessoa procure o serviço mais adequado conforme sua necessidade. Essa separação também evita a sobrecarga dos hospitais de referência.
— O Cais Petrópolis está preparado para atender casos que exigem uma resposta rápida, mas que não configuram emergência hospitalar. A equipe realiza triagem e encaminha para o atendimento mais adequado, que pode ser médico, farmacêutico, de enfermagem ou odontológico — explica a coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosch.
Por outro lado, casos que envolvem acompanhamento contínuo da saúde, como consultas de rotina e vacinação, devem ser feitos na UBS e demais Cais. Ainda de acordo com a coordenadora, as Unidades de Saúde e os Centro de Atenção garantem que o cidadão tenha acesso aos serviços do dia a dia.
— Já os hospitais devem ser procurados apenas em situações graves com risco de agravamento imediato à saúde, como infarto, insuficiência respiratória, AVC, acidentes de trânsito e quedas graves. Essa compreensão por parte da população é essencial para que cada serviço funcione com eficiência — destaca Caroline.
Horários de funcionamento
- ESF e UBS: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
- Cais: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No sábado, das 8h às 11h
- Cais Petrópolis: de segunda a sexta-feira, das 7h à 1h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h
