
Na novela Vale Tudo, a personagem Helena Roitmann, interpretada por Paolla Oliveira, enfrenta a luta contra o alcoolismo. Durante a trama ela busca ajuda profissional, mostrando ao público que há caminhos para a recuperação.
Fora da ficção, o alcoolismo também atinge milhares de brasileiros e em Passo Fundo, no norte do Estado, uma rede de atendimento acolhe quem deseja romper o ciclo da dependência.
— O serviço oferecido hoje pelo SUS tem cuidado com a liberdade, o respeito e a promoção da vida. Nossos serviços da saúde mental tem com foco no acolhimento digno, e para isto estamos sempre articulando entre os diferentes níveis de atenção básica — comenta a chefe do núcleo de saúde mental de Passo Fundo, Valéria Pereira.
Atendimento de casos complexos e menos graves
O serviço de referência para tratamento de alcoolismo em Passo Fundo é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). O local atende homens e mulheres maiores de 18 anos, que estejam em situação de uso problemático, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Não é necessário ter encaminhamento médico.
O atendimento é realizado por equipes de profissionais das áreas da psicologia, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e arte-terapeutas.
— Por lá são feitas avaliações clínicas e psicossociais, além de identificar possíveis casos que exijam internação em Comunidades Terapêuticas conveniadas — complementa Valéria.
Já nos casos de menor complexidade ou em fase de manutenção do tratamento, o acompanhamento pode ser realizado pelas unidades próximas à residência do paciente. Os locais também atuam no cuidado contínuo, oferecendo atendimento ambulatorial.
Como saber se sou alcoolista?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que não existem limites seguros para o consumo de álcool. É considerado consumo regular a ingestão em três ou mais dias na semana; já o uso abusivo é caracterizado pela ingestão de quatro doses em uma mesma ocasião para homens, e três para mulheres e idosos.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), ao responder qualquer uma das seguintes perguntas de forma positiva, você tem sinais de dependência e deve procurar ajuda médica:
- Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
- As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
- Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
- Você já tomou bebida alcóolica pela manhã para "aquecer" os nervos ou para se livrar de uma ressaca?
Procure ajuda

Caps AD Vida
- Endereço: Rua Sete de Agosto, número 511, Centro
- Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Contato: (54) 3314-7721
Unidades Básicas de Saúde
- Endereço: consulte a unidade mais próxima aqui
- Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Alcoólicos Anônimos (AA)
Grupos realizam encontros semanais em diferentes pontos da cidade, oferecendo espaço seguro para quem deseja parar de beber e compartilhar experiências.
- Locais: consulte o grupo mais próximo aqui
- Atendimento: consulte pelo site oficial ou pelo contato local
- Contato: (54) 99981-6562.








