
Moradores com baixa renda em Passo Fundo, no norte do Estado, podem receber desconto de 60% no valor da conta de água e esgoto. Um mutirão especial para cadastro acontece nesta quinta (3) e sexta-feira (4), do meio-dia às 18h, em uma unidade móvel da Corsan posicionada em frente à sede da Defensoria Pública (Rua Morom, 1437, no centro).
A ação faz parte de um acordo firmado pela Corsan em uma ação civil pública demandada pela Defensoria, em prol da população vulnerável.
— Depois deste cadastro nossas equipes vão na casa do cliente para fazer vistoria e mapear se ele está dentro das regras. Em Passo Fundo temos cerca de 3,8 mil famílias que são atendidas com cadastro e que não procuram o desconto, então fazemos essas ações para que os clientes procurem — comenta o coordenador de atendimento da Corsan, Braulino Delmondes.
Para se enquadrar na tarifa social, é preciso que os moradores cumpram os requisitos de:
- Receber até meio salário-mínimo por pessoa da família;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Apresentar a Folha Resumo do CadÚnico fornecida pelo CRAS;
- A residência deve possuir até seis pontos de água e 60m².
- A fatura da Corsan deve estar no nome do beneficiário. Caso contrário, é preciso apresentar procuração ou contrato de locação do imóvel;
A tarifa social é um benefício previsto nas legislações federal e estadual, disponível para famílias inscritas no CadÚnico, que contempla uma série de programas de assistência à população socialmente vulnerável. Com o cadastro, o titular da conta passará a receber 60% de desconto nas faturas de água e esgoto.