O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) participa de um mutirão estadual para doação de sangue nesta sexta-feira (13). A programação faz parte do Junho Vermelho, dedicada à conscientização sobre o tema.
A ação foi pensada estrategicamente para acontecer em períodos de temperaturas mais frias, que acarretam na queda de até 50% das doações regulares. Dos 70 doadores diários, cerca de 35 têm comparecido nesta semana, como explica a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, Alexandra Mazocca:
— Temos uma queda de até metade dos doadores, pelo frio e pelas doenças respiratórias, que causam a inaptidão para a doação de sangue. Então toda ação que mobiliza pessoas saudáveis para vir doar são fundamentais.
Quem aproveitou para fazer a doação nesta sexta-feira (13) foi a massoterapeuta Suzana Rodrigues Nascimento, 54 anos. Ela veio de Sarandi com um grupo de nove pessoas para doar sangue:
— Um familiar passou por cirurgia e precisou utilizar o banco de sangue aqui de Passo Fundo. Nos mobilizamos e viemos em grupo para doar. É uma forma de agradecer pelo sangue que ele recebeu e garantir que os próximos também tenham.

Além do público em geral, a ação contou com a mobilização de funcionários da segurança pública do Estado e de órgãos estaduais foram mobilizados para doar. Chamada "Parceiros pela Vida", contou com doações de agentes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Detran RS.
Como doar no Hemopasso
Para doar no Hemopasso é preciso fazer agendamento por telefone ou pelo site. Apesar do alerta para o tipo O-, todos os tipos de sangue são aceitos.
- Onde agendar: pelo site ou telefone (54) 3311-5555 e (54) 984347353
- Horários: segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 15h
- Local: Avenida Sete de Setembro, 1.055, Centro.