
Sete municípios do Rio Grande do Sul tiveram situação de emergência decretada após chuvas intensas que atingiram a região no começo do mês. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil cita os municípios de Liberato Salzano, Cerro Grande, Novo Tiradentes e Seberi, no norte do RS; Erval Seco e Coronel Bicaco, no noroeste, e São Sepé, na Região Central.
Os municípios tiveram estragos causados pelos temporais registrados na primeira semana de julho. A maioria dos prejuízos foi em decorrência de alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e danos em estradas rurais.
O reconhecimento da situação de emergência é uma etapa necessária para que estados e municípios possam acessar recursos federais destinados à resposta e à recuperação de áreas atingidas por desastres naturais.
Após a aprovação dos planos de trabalho apresentados pelos municípios, o governo federal poderá autorizar o repasse de recursos para ações de socorro, assistência às famílias afetadas e reconstrução da infraestrutura comprometida pelas chuvas.
Estado em alerta

Após um fim de semana em que o RS foi atingido por vendavais e temporais, com danos em 21 cidades gaúchas, o Estado deve voltar a registrar chuvas intensas nesta segunda-feira (20).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de tempestade para segunda que abrange quase inteiramente o mapa do Rio Grande do Sul – a exceção é pequena parte na divisa nordeste com Santa Catarina. O grau de severidade do aviso indica "perigo".
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos", completa o relatório. Na terça-feira (21), o alerta laranja contempla a metade norte do RS.



