
Foi criado o Grupo Parlamentar das Cidades Amigas da Imigração Judaica no Brasil. A iniciativa gaúcha convida Câmaras Municipais de localidades com presença judaica histórica, seja por imigração organizada ou comunidades instituídas, a integrarem o grupo.
A proposta é liderada pelas cidades de Quatro Irmãos, no norte do Estado, e Itaara, na Região Central. As duas cidades abrigaram colônias de imigração judaica no século 19: Philippson (1904) e Quatro Irmãos (1912), organizadas pela filantropia do Barão e da Baronesa Hirsch.
O projeto conta com apoio do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região e do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall. O grupo tem como objetivos tornar visível a história judaica nos municípios participantes, integrá-la ao ensino local, preservar patrimônios históricos e documentais, desenvolver o turismo e buscar articulação com esferas estaduais, federais e internacionais.
Os presidentes das câmaras de vereadores das duas cidades, José Carlos Balbinot e André Burin, realizaram agendas oficiais para convidar novos legislativos à adesão. Eles estiveram em Erechim, Jacutinga, Erebango e Passo Fundo.
A articulação prevê ainda a inclusão de cidades de outras regiões do país, como Norte, Nordeste e Sudeste, com o objetivo de promover a memória histórica judaica em âmbito nacional e internacional.
🤳 Para ler mais sobre o que acontece na região, entre no canal de GZH Passo Fundo no WhatsApp e receba as principais informações do dia. Clique aqui e acesse.


