Servidores públicos de 11 cidades gaúchas se reúnem na tarde desta sexta-feira (13) em Passo Fundo, no norte gaúcho, em uma manifestação que reivindica reposição salarial de 12,14% e a defesa do IPE Saúde.
O protesto começou por volta de 14h na Praça da Mãe, no bairro Boqueirão, e contou com cerca de 300 participantes. De acordo com a presidente do sindicato, Rosane Zan, o ato busca chamar a atenção do governo estadual para as atuais condições do funcionalismo.
— A última revisão do governo de reajuste salarial para todos os servidores públicos foi em 2022. Nosso poder de compra é cada vez menor. Temos diversos servidores mobilizados: da saúde, justiça estadual, policiais, mas os professores e funcionários de escola são os mais afetados, já há 11 anos sem reajuste na aposentadoria — afirma.
Participam da manifestação os núcleos do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato) de Passo Fundo, Caxias do Sul, Guaporé, Passo Fundo, Estrela, Bento Gonçalves, Erechim, Lagoa Vermelha, Soledade, Vacaria, Carazinho e Palmeira das Missões.
A mobilização está concentrada na Praça da Mãe, sem interrupção do trânsito, e segue até as 17h.