
Após dois anos de inverno com temperaturas mais amenas, a estação deve voltar a ser rigorosa em Passo Fundo, no norte do Estado. A previsão para os próximos meses a partir do início do inverno, às 23h42min desta sexta-feira (20), é de dias com “cara de inverno” com baixas temperaturas, chuvas e geada ao amanhecer.
Conforme o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, não teremos "veranicos" neste ano. A estação deve ser fria, com temperaturas baixas pela manhã, sem elevar muito ao longo do dia.
— As ondas de frio serão muito mais presentes do que nos últimos dois anos porque teremos mais frentes frias ingressando para derrubar as temperaturas. Também temos grande propensão de cenários de geadas mais presentes e amplos em Passo Fundo — prevê Guilherme.
O começo da estação deve ser já de temperaturas abaixo dos 10ºC durante junho, mas as frentes frias devem passar pela cidade ao longo dos três meses do inverno. Mesmo com o frio, as temperaturas mínimas devem ficar dentro da normalidade (confira previsão abaixo).

Passo Fundo deve ter uma média de 140mm a 160mm de chuva ao longo dos meses de inverno, o que é considerado dentro da normalidade. Isso ocorre porque sistemas de baixa pressão devem se deslocar para a região, como explica o meteorologista:
— Teremos muitos sistemas de baixa pressão se formando sobre Argentina e Paraguai, que se deslocam pra cá, causando as precipitações. Mas serão chuvas tranquilas e bem distribuídas, nada acima do normal.
Quais serão as médias no inverno de 2025
Julho
- Chuva: 160mm
- Temperatura máxima: 18°C
- Temperatura mínima: 8°C
Agosto
- Chuva: 140mm
- Temperatura máxima: 20°C
- Temperatura mínima: 9 °C
Setembro
- Chuva: 160mm
- Temperatura máxima: 21°C
- Temperatura mínima: 11°C.