
Passo Fundo deve ter programação especial para a celebração do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19). As atividades incluem missas e procissões. A tradicional confecção de tapetes com serragem colorida está cancelada por conta da previsão de chuvas intensas.
Para os católicos, a comemoração sempre ocorre em uma quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, 60 dias depois da Páscoa, em alusão à Santa Ceia. O objetivo é afirmar o sacramento da Eucaristia instituído por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa.
Os tapetes coloridos são construídos simbolicamente para representar o trajeto do Corpo de Cristo durante a procissão.
Apesar dos tapetes coloridos não serem confeccionados neste ano, haverá missas na quinta-feira. A Catedral Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, realiza duas missas, às 9h e às 15h, presididas pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber.
Também está prevista uma procissão ao redor da Praça Marechal Floriano, em um percurso com três paradas especiais, se o clima permitir.
Já no Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde tradicionalmente eram montados os tapetes, haverá missa às 16h. A decisão de cancelar a montagem do tapetes veio por conta da previsão de chuva, conforme informou a Arquidiocese de Passo Fundo.
Doações para famílias
A Arquidiocese ainda convida os fieis para doar alimentos não perecíveis, itens de higiene, limpeza e artigos infantis.
O que for arrecadado durante a programação de Corpus Christi será destinado para montagem de enxovais para as famílias atendidas pela Pastoral da Catedral.