
Com a sequência de dias chuvosos e o aumento da umidade no ar, as lavanderias de Passo Fundo têm registrado crescimento expressivo na procura pelos serviços de lava e seca.
Os estabelecimentos contabilizam aumento entre 40% e 50% na demanda, principalmente dos itens mais pesados, como casacos de frio, cobertores, edredons e tapetes.
Uma lavanderia na Rua Bagé, no bairro Vera Cruz, fica aberta e opera todos os dias para atender os clientes, a maioria mulheres acima dos 35 anos.
— Em tempo chuvoso assim, as pessoas procuram por secar roupas e já aproveitam para lavar conosco. Trabalhamos com a van na rua todos os dias das 13h30min às 20h, com muita coleta e entrega de peças — diz o sócio proprietário Emanuel Biavatti.
Em uma lavanderia de self service localizada na Rua Paissandú, no centro da cidade, a maioria dos clientes são moradores com pouco espaço para secar itens maiores ou em grande quantidade.
— É um serviço que cabe no bolso e resolve o problema. O cliente acaba utilizando tanto para lavar quanto secar e, muitos, como possuem suas máquinas em casa, acabam levando só para secar na lavanderia. A maioria das peças são roupas do dia a dia, cama e banho — disse o proprietário Heber Cristiano.
A tendência é que o movimento nas lavanderias permaneça intenso ao longo da semana, uma vez que a chuva deve permanecer até a próxima segunda-feira (23). Com a instabilidade, a umidade do ar pode superar 90% de acordo com a previsão da Climatempo.