Uma família do bairro Vera Cruz em Passo Fundo, no norte do Estado, precisou quebrar as paredes da casa para escoar a água da chuva durante o fim de semana. O caso aconteceu no último domingo (22), na Rua das Chácaras.
Conforme a moradora, Silvania Rodrigues, a primeira vez que a água invadiu a casa foi na última semana. A família saiu da residência ainda na terça-feira (17) e retornou no domingo para ver a situação do imóvel. Foi neste momento que eles registraram a água entrando pelo piso:
— Quando eu abri a porta da casa estourou o piso da cozinha e veio aquele jato de água. Com a quantidade eu peguei a marreta e quebrei a parede para escoar, porque era muita água. Todo esse bairro que vem é da mesma tubulação, que rompeu ali atrás.
Ainda conforme Silvania, o problema teria começado depois que um campo de futebol foi construído pela prefeitura atrás da casa. No local acumula água, que escoa direto para a residência:
— Quando a prefeitura fez o campo de futebol, começou a ceder a terra e a água foi abrindo uma cratera. Quando chove forte, enche de água e vem tudo para dentro da casa.
O que diz a prefeitura
A reportagem entrou em contato com a prefeitura, que informou que a área onde está a casa foi interditada pela Defesa Civil Municipal em 26 de maio.
Ainda, equipes da Secretaria Municipal de Habitação trabalham para incluir a família no programa Aluguel Social.