
De 30 de maio a 14 de junho, 1.488 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consultaram eventuais cobranças indevidas em seus benefícios na agência da Morom dos Correios, em Passo Fundo.
A informação local foi confirmada pelos Correios, que apoia a conferência após sobrecarga no sistema do INSS devido aos pedidos de verificação depois de investigação da Polícia Federal no fim de abril.
A investigação identificou desconto irregular de mensalidades associativas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas. As suspeitas envolvem R$ 7,99 bilhões em descontos realizados entre 2019 e 2024, mas ainda não se sabe o valor total dos pagamentos irregulares.
Conforme os Correios, as respostas das entidades em relação às cobranças ficam disponíveis para verificação nas agências dos Correios depois de 15 dias úteis da contestação. Dessa forma, as primeiras respostas podem ser conferidas a partir de 24 de junho.
As respostas das entidades podem ser consultadas nas agências dos Correios pelos beneficiários que fizeram a contestação pela central de atendimento 135 do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS há pelo menos 15 dias úteis.
O que levar
Para contestar o desconto no benefício, o segurado precisará ir pessoalmente a uma agência dos Correios e levar um documento oficial de identidade. Não é preciso apresentar contracheque ou outro registro.
Caso o beneficiário não possa comparecer, uma pessoa com procuração poderá representá-lo.
Após 15 dias úteis, os segurados poderão conferir nas agências se a documentação apresentada pela associação está correta. Em um terceiro momento, o governo federal fará uma busca ativa por pessoas que não tenham procurado o INSS, com auxílio dos Correios.
Além dos Correios, também é possível verificar a situação no INSS via telefone 135 e pelo aplicativo Meu INSS. Com a entrada dos Correios, as unidades da Previdência deixam de prestar esse serviço presencialmente.