
Depois do frio intenso no começo deste mês, o norte gaúcho terá dias de temperaturas amenas, grande volume de chuva e risco de tempestades. O prognóstico inicial mostra que a instabilidade que começou nesta terça-feira (17) seguirá até a próxima segunda (23).
O norte do RS está na área em alerta de perigo, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19), a região pode ter volume acumulado de chuva chegando a 100 milímetros, com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h, assim como queda de granizo em algumas cidades.
Em Passo Fundo, por exemplo, a quinta será marcada por mudança brusca de temperatura e chuva de até 50 milímetros. Na sexta-feira (20), mais 15 milímetros estão previstos e a temperatura não deve passar dos 18 °C.
A instabilidade, com céu nublado e pancadas, seguirá sobre a cidade durante todo o feriadão prolongado. O próximo dia seco e ensolarado deve ser a terça-feira (24), que tem previsão de nevoeiro ao amanhecer, céu limpo e mínima de 7 °C de acordo com a Climatempo.
A chuva já causou alagamentos e transtornos em ao menos duas cidades da região. Em Espumoso, ruas ficaram intransitáveis por causa do excesso de água, enquanto Ibirapuitã teve o transporte escolar suspenso pela impossibilidade de transitar nas estradas do interior.
Baixa pressão atmosférica
Conforme análise da Climatempo, a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul é provocada por uma área de baixa pressão atmosférica no continente, associada a um "cavado meteorológico" em deslocamento por níveis médios da atmosfera. O fenômeno é uma corrente de vento que ajuda a formar as nuvens de tempestade.
Por isso, há risco de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, além de rajadas de vento. Na quarta (18) e na quinta-feira (19), segundo a previsão do Inmet, a instabilidade se manterá sobre todo o Estado.
Erechim é outra cidade do norte que deve registrar pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Também na quinta, deve ter pelo menos 40 milímetros de chuva e temperatura na casa dos 15 °C.
Por lá, há chance de sol na sexta e no sábado (21), mas ele segue acompanhado de pancadas de chuva a qualquer hora.