
Até quinta-feira (22), Passo Fundo já havia imunizado 38.860 pessoas contra a influenza, o vírus da gripe. A maioria, 23,1 mil, foram aplicadas em pessoas de grupo de risco, que puderam se vacinar desde o início da campanha, em março. O público em geral teve acesso a imunização gratuita há duas semanas e ao menos 15,1 mil já tomaram a dose.
Os números representam 37% de cobertura vacinal do grupo de risco, abaixo da meta de imunização na cidade, que é de 90%. Destes, quem menos procurou foram as crianças (18%) e as gestantes (15%).
Para facilitar o acesso ao imunizante, a prefeitura vai realizar o Dia D de vacinação no próximo sábado (24), com horários especiais (confira abaixo).
— Nosso foco são crianças e idosos, que geralmente apresentam maiores complicações quanto pegam a doença. É a vacina que vai reduzir as hospitalizações, casos graves e pode evitar mortes — reforça a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta.
Dia D: onde e como se vacinar
O Dia D acontecerá no sábado (24) em todas as unidades de saúde de Passo Fundo, das 8h às 17h, e no Parque da Gare das 14h às 17h.
A vacinação contra a gripe está aberta para a população em geral acima dos seis meses de idade. Para se vacinar é preciso apresentar documento com foto, cartão SUS ou CPF e carteira de vacinação.
— Estamos reforçando a campanha principalmente para os grupos prioritários, que participem dessa ação junto conosco, evitando uma sobrecarga dos hospitais e do sistema de saúde do nosso município — afirma o secretário municipal de saúde, Diego Farias.