
Em 2025, 17 iniciativas de cooperativas gaúchas serão contempladas com R$ 3 milhões. São projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente (veja a lista abaixo). Dez estão nas regiões Norte e Noroeste do RS.
O recurso é distribuído anualmente para valorizar o impacto positivo das cooperativas nas comunidades gaúchas. Neste ano, mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas.
— O cooperativismo tem o compromisso de desenvolver as comunidades onde atua, de forma justa e sustentável. Esse é um dos diferenciais desse modelo de negócio — destacou a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato.
Os recursos são do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). Esse é o terceiro ano consecutivo com destinação de recursos a projetos de responsabilidade socioambiental e cooperativismo.
Foram 49 projetos inscritos. A avaliação e seleção foi conduzida por um comitê técnico, composto por representantes de diversas organizações, como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Confira os projetos contemplados em 2025
- Projeto Batalhão do Bem (Unicred Ponto Capital)
- Projeto Impulso: A Sustentabilidade no Cooperativismo (Cotrijuc)
- Cotriel Educando para o Campo (Cotriel)
- Congrega Coop: Preservando Gerações (Cotrirosa)
- Inclusão Transformadora para o TEA (Unimed VTRP)
- Cenários Sustentáveis: Arte E Educação para um Futuro Consciente (Certel Energia)
- RecicladaMente: Educação Ambiental, Inclusão Cultural e Pet Terapia na Inclusão Social (Cootravipa)
- Multiplicadores Lixo Zero: Desenvolvendo Inteligência Ambiental e Social Através do Cooperativismo (Cooperconcórdia)
- Viveiro a Cidadania (Cotrijal)
- Semeando e Futuro: Construindo Comunidades Sustentáveis (Sicredi Uniestados)
- Fontes de Vida: Adote uma Nascente (Coopatrigo)
- Elas Empreendem: Transformando Ideias em Negócios (Sicredi Região da Produção RS/SC/MG)
- Potencializa Elas Empreendedoras (Central Cresol Sicooper)
- Projeto de Educação Cooperativista: Coprel na Escola (Coprel)
- Pense Jovem (Sicredi Caminho das Águas)
- Projeto EcoLíderes (Sicredi União RS/ES)
- Programa Cultivando Legados Coasa (Coasa)
Região Norte
Programa Cultivando Legados (Coasa)
Desenvolvido para empoderar adolescentes das escolas com conhecimento e ferramentas para a sustentabilidade na agricultura, o projeto inclui a formação de jovens com aulas e assistência técnica, workshops e eventos comunitários, focando em práticas agrícolas responsáveis e inovadoras como a Operação 365 e o uso do Smartcoop. Atende Água Santa, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro.
Projeto de Educação Cooperativista (Coprel)
Criada em 2004, a peça teatral orienta sobre o consumo consciente da energia elétrica e a preservação ambiental. Além disso, cada professor ganha três unidades do Controlador de Banho, uma ampulheta que marca cinco minutos, incentivando a economia de água e energia. O projeto acontece em Passo Fundo, Charrua, Jari, Cruz Alta, Santa Cecília do Sul, Ibirubá, Jóia, Camargo, Jacuizinho, Ibirapuitã, Ciríaco e Tupanciretã.
Viveiro da Cidadania (Cotrijal)
Nesse projeto iniciado em 2020, a Cotrijal contrata alunos da Apae Passo Fundo com diferentes níveis de comprometimento intelectual, físico e mental, em regime CLT. O desenvolvimento profissional e social dos participantes é incentivado por meio de aulas de cooperativismo, meio ambiente e segurança, entre outros. Além das aulas, os colaboradores cultivam mudas nativas para recuperação de áreas degradadas.
Semeando o Futuro: Construindo Comunidades Sustentáveis (Sicredi Uniestados)
O projeto surgiu da necessidade de passar conhecimentos sobre gestão pessoal e rural aos estudantes do 3º ano do ensino técnico do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, de Erechim. O objetivo é realizar uma formação focada em temas essenciais para o desenvolvimento das atividades em propriedades rurais e no mercado de trabalho. O projeto é desenvolvido em Erechim e região.
Cotriel Educando para o Campo (Cotriel)
Projeto desenvolve oficinas de reaproveitamento de materiais para minimizar o impacto ambiental, uso consciente da água, conservação ambiental e gestão de resíduos. O objetivo é fortalecer a sustentabilidade rural e a permanência dos jovens no campo. Acontece em Espumoso, Alto Alegre, Jacuzinho, Campos Borges, Salto do Jacuí e Tunas.
Elas Empreendem: transformando ideias em negócios (Sicredi Região da Produção RS/SC/MG)
Iniciativa inclui encontros presenciais sobre autoconhecimento, propósito, finanças pessoais, gestão financeira, modelos de negócios, análise de mercado, criatividade, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing digital. O objetivo é estimular o empreendedorismo feminino nos municípios de Ronda Alta e Sarandi.
Região Noroeste
Projeto EcoLíderes (Sicredi União RS/ES)
Trilha de aprendizagem vai desde a gestão da cooperativa recicladora até a conscientização sobre consumo consciente e descarte correto. Trabalha com jovens líderes das escolas de Santa Rosa, o projeto inclui treinamento gamificado e visa proporcionar uma visão completa do processo de reciclagem, destacando a importância do protagonismo dos jovens, que já são influentes em suas comunidades e atuarão como propagadores na região.
Multiplicadores Lixo Zero: desenvolvendo inteligência ambiental e social através do cooperativismo (Cooperconcórdia)
Objetivo é desenvolver a mentalidade sustentável e social através de palestras que analisam o uso de resíduos, economia circular, mudanças climáticas e práticas sustentáveis. Serão atendidas escolas, colaboradores e associados de cinco cooperativas em oito cidades do RS: Santa Rosa, Santo Ângelo, Caibaté, Mato Queimado, Nova Palma, Dona Franscisca, Faxinal do Soturno e Frederico Westphalen.
Congrega Coop: Preservando gerações (Cotrirosa)
Projeto inclui atividades de preparação e evento final, onde cerca de 1 mil pessoas acompanharão palestras sobre cooperativismo, mudanças climáticas e produtividade agrícola, além de um hackathon para soluções climáticas e a criação de uma agenda ESG. O evento é realizado na Região Noroeste do Estado.
Fontes de Vida: Adote uma Nascente (Coopatrigo)
Iniciativa oferece formações sobre a importância ambiental, social e econômica das nascentes de água, a fim de garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos no Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido nas cidades de Roque Gonzales, São Nicolau, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Caibaté e São Luiz Gonzaga.