Fiéis lotaram a Igreja Matriz de Passo Fundo para a primeira missa em celebração do dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, na manhã deste domingo (8). A data também marca os 177 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e o feriado de fundação da cidade.
Erguida durante a formação de Passo Fundo, a Igreja faz parte da história da cidade, e influenciou para que as autoridades escolhessem Nossa Senhora da Conceição como padroeira, no século 19.
— É um dia de celebração não só para a paróquia, mas para a cidade. Celebramos 177 anos da criação da Paróquia, sendo 10 anos a mais que o nosso município, que tem 167. Então é um dia festivo para todos, de fé e religiosidade — comenta o pároco Fábio de Morais.
Entre o público, a empresária Yasmin Soares compareceu à missa para prestigiar o dia da padroeira. Além da devoção pela santa, ela também guarda um carinho especial pela paróquia:
— Eu me aproximei da fé nos últimos anos, e venho à missa todo o domingo. Vim prestigiar o dia da Imaculada também porque devo me casar nessa igreja, então guardo um respeito especial.
Acompanhada da família, a professora aposentada Sirlei Almeida estava entre o público presente na celebração:
— Costumo ir às missas de quinta-feira, mas não poderia deixar de vir no dia da nossa padroeira. É um costume que quero deixar aos meus sobrinhos, por isso trago todos à igreja.
As festividades em homenagem à padroeira acontecem na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o lema “Com Maria na Escola da Oração, que nos ensina a rezar”. Ao fim do dia, haverá uma segunda missa, às 18h.