Após denúncia, o Batalhão Ambiental da Brigada Militar flagrou um aterro irregular em Passo Fundo. O espaço de 11 mil metros quadrados, na região da Perimetral Sul, foi descoberto na tarde da sexta-feira (6).
Com o uso de drone e imagens de satélite, a equipe confirmou que no local estavam depositados diferentes entulhos. Dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), o espaço também apresentava soterramento de árvores pertencentes ao bioma Mata Atlântica.
Em fiscalização no terreno, a equipe encontrou desde resíduos de obras, até pneus e materiais plásticos. Ao todo, o aterro tem 11 mil metros quadrados de área, sendo 5 mil de vegetação nativa destruída.
Reserva protegida para preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica e biodiversidade de solo, flora e fauna, uma APP é intocável, com limites de exploração estabelecidos por lei, em que não é permitida a exploração econômica direta.
O proprietário do espaço alegou ter licença ambiental para o manejo. Porém, o documento apresentado pelo homem à Brigada Militar foi expedido há mais de 15 anos.
Com isso, foi registrado um boletim de ocorrência e o proprietário do terreno deverá responder por crime ambiental contra a flora.