
Uma goleada trouxe ensinamentos e o caminho das vitórias para o Ypiranga. Depois da fatídica derrota para o Náutico, o Canarinho buscou uma reação e engrenou na Série C do Brasileirão.
Neste domingo (15), o time gaúcho emplacou o terceiro triunfo seguido ao superar o Confiança por 1 a 0, no Estádio Colosso da Lagoa.
Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Matheus Costa destacou a virada de chave que o elenco teve para apresentar outra postura na competição. Os três resultados positivos em sequência fizeram o Ypiranga saltar oito posições na tabela de classificação: saiu da 12ª colocação para a terceira.
— Há males que vêm para o bem. Depois da derrota para o Náutico nós conseguimos entender tudo que precisamos fazer. A Série C está muito equilibrada, com jogos muito parelhos, e até quando você perde, você tem que saber perder e tirar lições — comentou o comandante antes de completar:
— Nosso saldo ainda é negativo, muito em virtude desse jogo que sofremos quatro gols, mas vamos melhorar. Eu vejo que hoje temos uma equipe muito mais preparada e competitiva que antes.
Progressos celebrados
Apesar de uma postura diferente, os primeiros minutos da partida contra o Confiança não agradaram o treinador. No entanto, Matheus Costa enfatizou a importância de ter sido o terceiro jogo sem sofrer gols.
— Sabíamos que o Confiança iria nos pressionar e que teríamos que atuar entre os blocos, sendo o primeiro de pressão e o segundo ficando um pouco mais resguardado, se preocupando com os nosso jogadores ofensivos. Isso foi solicitado e treinado para tentarmos fazer a bola chegar nos nossos atacantes por dentro ou aberto nos nossos laterais — disse Matheus.
Na avaliação do treinador, os jogadores conseguiram superar as adversidades para conquistarem o resultado positivo:
— Quando conquistamos a primeira etapa de pressão, tivemos dificuldades na recepção da bola e no jogo rápido entre as linhas e isso foi melhorar somente depois dos 15 minutos. Foi muito mérito do grupo entender e sustentar o resultado.
O treinador celebrou, ainda, a solidez defensiva da equipe.
— Chegarmos ao terceiro jogo sem sofrer gols demandou tempo. Hoje eu fico muito feliz, porque está mostrando a principal característica do meu trabalho, que é ter uma defesa sólida. Os atletas compraram a ideia e os resultados estão acontecendo. Não vamos ganhar sempre e vamos tomar gols, mas temos uma equipe que luta, se entrega e dá poucas oportunidades para o adversário — destacou Matheus Costa.
Agora o Ypiranga terá duas semanas de folga até o próximo confronto. O time gaúcho volta a campo no dia 29, quando enfrenta o ABC, às 16h30min, no Frasqueirão.