
Chegou a hora. Depois de um mês de preparação, o Gaúcho faz neste domingo (18) a sua estreia na Divisão de Acesso. O primeiro desafio será contra o Novo Hamburgo, às 11h, na Arena B&8.
Apesar de estar há 18 anos longe da elite do futebol gaúcho, o clube Alviverde prega pés no chão para tentar carimbar uma vaga entre os dois times que disputarão o Gauchão em 2026. Segundo o técnico Ariel Lanzini, o primeiro objetivo do elenco é conquistar a classificação entre os oito que avançam às quartas de final, mas esse processo será construído a cada rodada.
— Sabemos que todas equipes têm o objetivo de subir, mas nós vamos fazer uma projeção jogo a jogo. Cada partida será uma nova história, então teremos que ter tranquilidade para saber que o próximo jogo será uma final e o mais importante. Nosso primeiro objetivo é conseguir a classificação para depois ir pensando cada fase até chegar no acesso, que é o nosso grande foco — disse Lanzini, que avaliou a preparação do Gaúcho para a estreia na Divisão de Acesso:
— Durante a preparação, conseguimos atingir os objetivos que tínhamos planejado, tanto comportamentais, como individuais e coletivos. Também trabalhamos muito na questão de organizações ofensivas e defensivas, mas transições, em bolas paradas. Sabemos que durante a competição vamos ir nos ajustando, mas nesse período de pré-temporada tivemos uma evolução muito boa e isso nos deixa muito confiantes para a estreia.
Durante o período de pré-temporada, o Gaúcho disputou dois amistosos, sendo que empatou em 0 a 0 com o União Frederiquense e venceu o Ypiranga por 1 a 0.
Estreia
O Novo Hamburgo, adversário na estreia na Divisão de Acesso, é um dos fortes candidatos ao acesso segundo o treinador Ariel Lanzini. Por isso, o fator local será determinante para a equipe tentar somar os primeiros três pontos na competição
— Sabemos que o confronto contra o Novo Hamburgo será bem difícil. Na minha visão, é uma equipe postulante ao acesso, muito pelo investimento que fizeram e por terem ficado há muitos anos na elite do futebol gaúcho. Precisamos fazer do fator local a nossa força. A torcida vai ter um papel importantíssimo nesse primeiro jogo para que possamos conquistar a primeira vitória — finalizou.
Para o primeiro confronto na Arena B&8 o Gaúcho poderá contar exclusivamente com a torcida de mulheres, crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência. A punição foi imposta depois que um rojão foi arremessado no gramado do estádio na partida contra o São José-POA, realizada em novembro do ano passado.