
Morador do Assentamento 25 de Novembro, de Capão Bonito do Sul, o jovem Vitor de Morais Corá, 19 anos, foi premiado com uma bolsa internacional de estudos. O reconhecimento veio depois que ele desenvolveu o projeto Inovação no Campo, que aciona práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras na propriedade rural da família.
No projeto, que pode ser reproduzido em outros locais, Vitor desenvolveu um biodigestor que transforma os dejetos dos bovinos da pecuária leiteira em biofertilizante.
O mecanismo foi construído pelo próprio jovem e custou cerca de R$ 300 — bem menos que a estimativa de R$ 10 mil, conforme o preço desses equipamentos no mercado. O biodigestor deve reduzir as emissões de efeito estufa da propriedade em 25%.
— Eu olhei para a minha propriedade e vi que a gente tinha matéria-prima, mas talvez não estivéssemos aproveitando da maneira correta. E vendo os estercos, os dejetos bovinos, vi que poderia utilizar de melhor forma — explicou Vitor.
A oportunidade de desenvolver o projeto veio depois que Vitor passou a participar do Comitê Jovem na cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG, a qual é associado. O programa do Sicredi que visa estimular os jovens à liderança e cooperativismo.
Em 2024, durante mais de seis meses, Vitor e mais de 250 jovens participaram de mentorias nacionais com a Fundação Sicredi e a Consultoria Impact HUB, de São Paulo. Eles foram desafiados a criar projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O caminho até a premiação
Seu desempenho garantiu uma vaga na segunda etapa, o Demoday, em novembro de 2024, quando defendeu sua iniciativa perante uma banca de avaliação de projetos dos Comitês Jovem das cooperativas Sicredi do País.
O anúncio da bolsa internacional veio em 13 de março deste ano: Vitor foi o selecionado para participar do Programa de Incentivo a Lideranças Jovens no Cooperativismo (WYCUP), que faz parte da Conferência Internacional das Cooperativas de Crédito (Woocu).
Neste ano, o WYCUP recebeu 87 inscrições de 23 países, sendo 33 do Brasil. Destes, dois brasileiros foram contemplados — incluindo Vitor. O evento de entrega da premiação acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho de 2025 em Estocolmo, na Suécia.