
A prefeitura de Passo Fundo, no norte do RS, deve firmar um Protocolo de Intenções com a empresa Bioo, da área de tratamento de resíduos e produção de biometano. A expectativa é que a instalação de uma unidade na cidade tenha investimento estimado de R$ 200 milhões e gere mais de 540 empregos diretos e indiretos.
O prefeito Pedro Almeida visitou nesta terça-feira (14) a planta industrial da Bioo em Triunfo, na Região Metropolitana. O objetivo é alinhar os últimos detalhes antes da assinatura do documento nas próximas semanas, formalizando a parceria entre empresa e Município.
A futura unidade em Passo Fundo será voltada ao tratamento de resíduos agroindustriais e à produção de biometano, CO² biogênico e biofertilizantes. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026, após a conclusão do processo de licenciamento ambiental e aprovação de projeto de lei na Câmara Municipal.
Durante a construção, o empreendimento deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Na fase de operação, serão 40 empregos diretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local.
A chegada da Bioo busca consolidar Passo Fundo como polo de desenvolvimento sustentável no norte do Estado. A cidade também vai abrigar a primeira usina de grande porte para o biocombustível feito de trigo e triticale instalada no RS.
— Passo Fundo tem localização estratégica, em uma região onde há indústrias, disponibilidade de resíduos orgânicos e também alto consumo energético, podendo utilizar o biometano no processo produtivo ou para a logística de caminhões — explicou o diretor financeiro da Bioo, Lucas Garrigós Leite, sobre a escolha pela cidade.
O investimento integra o Programa de Fomento ao Desenvolvimento Econômico do município, que oferece incentivos fiscais e econômicos para atrair novos empreendimentos. A unidade será instalada nas proximidades da área da antiga Manitowoc.
🤳 Para ler mais sobre o que acontece na região, entre no canal de GZH Passo Fundo no WhatsApp e receba as principais informações do dia. Clique aqui e acesse.





