
Os 88 municípios gaúchos enquadrados na Região Norte pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) têm um perfil de indústrias que chama a atenção de investidores e outros setores do resto do Estado.
Conforme dados divulgados pela Federação durante a Rota Fiergs, que esteve em Passo Fundo na última quinta-feira (14), na região existem 4.814 indústrias, o que corresponde a 9,3% de todas que existem no RS.
Com 68 mil trabalhadores, essas indústrias produzem R$ 8,4 bilhões ao ano, o que equivale a 6,9% do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.
Entre essas indústrias, 4.725 (98%) são de pequeno porte. Outras 75 são consideradas médias, enquanto apenas 14 têm o status de grandes. Na Região Norte, a maioria das indústrias está no setor da transformação (65,5%), seguido da construção (30,2%).
Sobre desempenho
Outro ponto que chama a atenção é sobre o desempenho da indústria do norte do RS em relação a vendas. Na comparação com a média do Estado, a região teve desempenho inferior, mas ainda sim apresentou fluxo positivo.
De maio de 2024 a junho de 2025, a indústria de todo Rio Grande do Sul aumentou as vendas em 9,7%, enquanto nos 88 municípios da Região Norte, as vendas representaram 9,5%.
No segmento empregos, após as enchentes de 2024, a região teve uma recuperação acima da média do RS, em especial pelo fato de ter sido menos afetada na comparação com outras áreas do Estado. De junho daquele ano até o mesmo mês de 2025, o Rio Grande do Sul apresentou uma elevação de 3,4%, enquanto a região atingiu um aumento de 7,6%.


