
Ao menos 16,5% das empresas de Passo Fundo estavam inadimplentes em abril deste ano — o maior índice dos últimos 12 meses. O número é maior que os índices do Rio Grande do Sul, de 14,2%, e do Brasil (11,4%), como aponta levantamento da CDL Passo Fundo em parceria com CDL Porto Alegre e SCPC da Boa Vista/Equifax.
Segundo a CDL, Passo Fundo mantém percentuais de inadimplência acima da média estadual e nacional desde maio de 2024. Houve queda no fim do ano passado, mas os números voltaram a subir nos primeiros meses de 2025, o que indica alerta ao setor produtivo.
— A inadimplência é um importante termômetro da saúde financeira do setor produtivo. Quando esses percentuais aumentam, os riscos nas relações comerciais também crescem — disse o diretor de SCPC/Equifax na CDL Passo Fundo, Valter Ceolin.
A recomendação da entidade é que os empresários adotem práticas mais seguras na gestão de crédito, com análises criteriosas, planejamento de fluxo de caixa, avaliação de prazos e condições de pagamento.
"Para empresas que já enfrentam inadimplência, a recomendação é buscar a regularização o quanto antes. Renegociar dívidas, revisar despesas, reestruturar processos internos e investir em educação financeira são passos importantes para recuperar a estabilidade", reiterou a CDL.