Com vitrines decoradas em clima de romantismo, o comércio de Passo Fundo, no norte do RS, está otimista com as vendas para o Dia dos Namorados, celebrado na quinta-feira (12). Para muitos casais, a data é oportunidade de surpreender com presentes.
Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-RS, os gaúchos pretendem gastar, em média, R$ 271 no presente para a pessoa amada. Os itens preferidos para presentear são roupas (44,4%), perfumes e cosméticos (26,2%), chocolates (10,9%) e calçados (10,1%).
A pesquisa ouviu 385 pessoas nas principais cidades do Estado, como Passo Fundo, entre 11 e 26 de abril de 2025, e também aponta que a maioria dos consumidores (51,9%) deve comprar o presente em lojas físicas. Na sequência aparecem os shoppings (24,4%) e lojas online (23,1%).
Dono de uma loja de roupas no centro de Passo Fundo, o empresário Vitor Hugo Franzen espera aumentar as vendas em 15% com a data.
— Essa data é especial para o comércio e veio o frio essa semana, então está ajudando bastante nas vendas — disse Franzen.
Filas nas floriculturas
Outro ramo que costuma vender bem no Dia dos Namorados é o de flores. A gerente de uma floricultura em Passo Fundo, Carina Tramontina, já tinha quase 100 entregas programadas para o dia 12 ainda na terça-feira (10).
Entre tantas opções de presentes, as rosas colombianas são as campeãs de vendas.
— Para nós é uma das datas principais. Vendemos quatro vezes mais do que um dia normal. Para atender toda a demanda reforçamos a equipe e o estoque de flores — explica a gerente.
Importante para o comércio, a data é ainda mais importante para quem será lembrado nela. Para muitos casais, o momento é também oportunidade de lembrar o carinho à pessoa amada.
— O Dia dos Namorados representa voltar ao primeiro dia de namoro. É lembrar o início e cultivar esse sentimento todos os dias — disse o joalheiro Grégori Reinig, casado há oito anos.