
No último dia para envio das declarações de Imposto de Renda, pouco mais de 13 mil contribuintes ainda não enviaram o documento em Passo Fundo, no norte do Estado. O número representa 18% do esperado pela Receita Federal, que é de 73 mil declarações em 2025 na cidade.
Até as 11h desta sexta-feira (30), 59.939 haviam sido entregues, ou seja, 82,1%. Desse número, 54,5% têm direito à restituição (confira o calendário abaixo).
Os contribuintes têm até as 23h59min59s desta sexta-feira (30) para enviar a declaração. Passado o prazo, ainda é possível entregar o documento, mas o contribuinte estará sujeito a pagamento de multa.
O valor é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso sobre o Imposto de Renda, ainda que integralmente pago. O contribuinte está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do tributo devido.
Quem ainda não fez a declaração, pode destinar parte do valor as instituições de Passo Fundo que prestam assistência às crianças, adolescentes e idosos. Nesta opção, o próprio sistema faz o cálculo da destinação, sem acréscimo de valores ao contribuinte.
Calendário de restituição do IR
Os pagamentos começam nesta sexta (30) e seguem mensalmente até setembro, com pagamento previsto para ocorrer no último dia útil do mês. O calendário de restituição do Imposto de Renda de 2025 ficou organizado da seguinte forma:
- Primeiro lote: 30 de maio de 2025
- Segundo lote: 30 de junho de 2025
- Terceiro lote: 31 de julho de 2025
- Quarto lote: 29 de agosto de 2025
- Quinto e último lote: 30 de setembro de 2025.
Como consultar a restituição
Quem já entregou a declaração anual do Imposto de Renda e deseja saber se foi incluído no primeiro lote, deve seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo da Receita Federal
- Clique em Meu Imposto de Renda
- Selecione "Consultar Restituição"
Mensalmente, a o órgão divulga novas consultas ao lotes para o cidadão verificar se será contemplado. A página também apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.