
O Dia Internacional do Orgulho LGBT+, celebrado neste sábado (28), terá programação especial durante o fim de semana em Passo Fundo.
As comemorações começam no sábado à tarde e vão até domingo à noite, com feira, festas, debates e ato político. Confira a agenda.
Sábado
No sábado, as celebrações começam com o evento "Orgulho na Indep", realizado pela casa noturna Mahanna, na Rua Independência. O acesso é gratuito.
A partir das 16h30min, a rua será palco de ato político e apresentações artísticas, além da participação de convidados especiais que vão debater sobre a pauta LGBT+. Se chover, o evento acontece dentro da casa.
— Ser LGBT no interior ainda é, para muitos, um ato de resistência diária. Um evento assim é um gesto de coragem. Precisamos que a nossa cidade se reconheça como um território de afetos diversos, onde todas as pessoas possam viver com dignidade, segurança e orgulho — disse o organizador, Jean Fabris.
No sábado à noite, a casa noturna Pico, na Vila Rodrigues, terá festa temática do Orgulho. Os ingressos estão à venda no site do estabelecimento. A festa inicia às 23h30min.
Domingo

Já no domingo (29), o bar Madah, no bairro São Cristóvão, vai sediar a Feirinha do Orgulho LGBT+. O evento acontece das 15h às 21h e a entrada é gratuita.
A feira terá a participação de artistas locais que integram a comunidade. Eles vão expor e comercializar pinturas, joias e artesanatos de produção própria.
— O Madah se tornou um espaço de socialização e convivência para a população LGBT+, e com o evento, queremos aproximar a comunidade e defender nossa luta por igualdade e respeito à diversidade — disse a organizadora Daniela de Oliveira Araújo.