O documentário que conta os 25 anos de histórias do Teatro Depois da Chuva, tradicional grupo artístico de Passo Fundo, será lançado neste sábado (17). A obra será transmitida gratuitamente a partir das 19h30min no Teatro Múcio de Castro, na Avenida Brasil.
O projeto é dirigido pelo cineasta Luiz Todeschini e realizado através da Lei Paulo Gustavo. O grupo foi contemplado em 2023, quando inscreveu o projeto de contar sobre os 25 anos de história do grupo. As gravações, porém, só aconteceram recentemente após atraso nos trâmites do edital.
Durante 25 minutos é possível conferir depoimentos dos membros do grupo, parceiros e apoiadores, além de trechos de quatro espetáculos e duas contações de histórias.
Fundado em 1998, o grupo já foi casa de mais de 30 artistas que contribuíram para a história do teatro e do município. O Teatro Depois da Chuva é o único grupo de Passo Fundo a trabalhar com a pesquisa do trabalho do ator.
Para uma das fundadoras, Betinha Manica, o documentário é uma forma de revisitar lembranças que aquecem o coração e demonstram a dimensão do trabalho realizado pelo Teatro Depois da Chuva em mais de duas décadas.
— Foi bastante afetivo. É muito importante para a gente estar fazendo essa recuperação, essa memória. Dizem os sábios que rememorar ensina muito. A gente consegue olhar novamente todo caminho que foi feito. Confesso que eu não tinha, às vezes, a noção de como as pessoas foram tocadas pelo trabalho e espetáculos — disse.
Betinha também aponta a "diferença do sentir" como um ponto especial do documentário.
— É interessante ver o olhar de quem está ali há 27 anos e de quem entrou depois, de quem foi entrando, de quem chegou agora. É legal de ver essa evolução de pessoas que eram alunos e se tornaram professores. Outros eram espectadores e se aproximaram e hoje em dia são atores e atrizes nossos — afirma.
Estreia do documentário de 25 anos do Teatro Depois da Chuva
- Quando: sábado (17)
- Local: Teatro Múcio de Castro, Avenida Brasil — centro de Passo Fundo, RS
- Horário: 19h30min
- Entrada: gratuita.