Depois de 10 anos de pesquisa em laboratórios, um grupo de professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) criou uma forma eficaz para tornar a água da chuva potável.
A solução é um filtro molecular com tecnologia de separação por membranas — na prática, um material parecido com o nylon com nanoporos capazes de filtrar mesmo as impurezas invisíveis da água, como poluentes que vêm da fumaça emitida por carros e fábricas.
O que diferencia esse filtro de outros do mercado é o fato de que o processo é físico e não faz uso de cloro ou outros componentes químicos, por exemplo. Assim a água da chuva fica 100% potável e não precisa só ser usada para dar a descarga ou lavar calçadas, como ocorre na maioria das vezes.
A estrutura é comercializada pela startup Reseta Reuse Technology, incubada no Parque Tecnológico da UPF, e chama a atenção pela tecnologia. O filtro é feito de aço inoxidável para garantir a salubridade da água que passa por ali, e é 100% customizável.
A primeira empresa a apostar no equipamento foi a distribuidora de bebidas Disfonte, depois que o sistema da Corsan se tornou insuficiente suprir a necessidade da companhia.
Lá, o filtro de água tem 300kg, 2,5 metros de comprimento, 1 metro de largura e cerca de 1,7 metro de altura — algo até compacto para esse tipo de operação, mas "gigante" quando comparado a outros filtros d'água do mercado.
O equipamento trata cerca de 30 mil litros de água por mês, mas tem capacidade para dobrar o volume, se necessário. Ao todo, o investimento foi de R$ 150 mil.
— Nossa redução média, tanto financeira quanto no consumo de água em metros cúbicos, desde a implantação do sistema, está em torno de 80% mensalmente — disse Marco Zandoná, diretor da Disfonte, à coluna.
— Estimamos um payback sobre o valor investido de cinco anos. Porém o maior ganho desse sistema não é só financeiro, mas a disponibilidade ininterrupta de água. Tanto que se tornou a principal fonte de fornecimento de água potável para a empresa — completou o também diretor Joelson Zandoná.
Até o momento, a startup Reseta vendeu uma única estrutura, mas há outra em negociação. A empresa também desenvolve e vende filtros para o reuso de águas industriais.
Para comentários, dúvidas e sugestões de pauta entre em contato através do e-mail julia.possa@gruporbs.com.br.