Por Irio Piva, presidente da CDL POA e empresário
Do Brasil inteiro, Porto Alegre é a cidade com mais de 500 mil habitantes que apresentou os piores índices de aprendizagem adequada em matemática e língua portuguesa entre os alunos que concluem o Ensino Fundamental. A posição influencia diretamente o fato de que quase quatro em cada 10 moradores da Capital estão inadimplentes.
Conforme os números da ONG Todos Pela Educação fundamentados nas provas aplicadas em 2023 no Sistema de Avaliação da Educação Básica, o desempenho caiu 5,6% em língua portuguesa e 3,3% em matemática na rede municipal de Porto Alegre. Na outra ponta, os municípios que fizeram a lição de casa foram Goiânia, em matemática (6,9%), e Vitória, em língua portuguesa (9,3%).
É preciso que cada um faça a sua parte e, por isso, a CDL POA oferece, gratuitamente, um curso
A cada mês, o Indicador de Inadimplência da CDL POA, com base em dados da Equifax | Boa Vista no RS, contabiliza recordes negativos. Entre as pessoas físicas, o índice de inadimplência relativo a abril atingiu 34,27% no RS e 34,84% em Porto Alegre, os maiores patamares desde o início da série histórica, em fevereiro de 2022.
Como esperar que, depois de adultas, as pessoas possam ter naturalidade em transitar entre juros antes de contrair dívidas se, desde a alfabetização, não se aprende matemática direito? Essa ciência acabou se tornando um desafio que pode comprometer a vida de um cidadão e sua família para sempre.
Assim, é imperioso persistir na defesa da educação financeira. Desde 2016, Porto Alegre tem uma lei que tornou obrigatória a inclusão de conteúdos de educação financeira no Ensino Fundamental e Médio da rede pública. A Assembleia Legislativa precisou de sete anos de tramitação para, em 2022, aprovar a inclusão facultativa da educação financeira em escolas públicas e privadas – ambas as propostas apresentadas por Any Ortiz. Só que essas legislações têm tido implementações lentas.
É preciso que cada um faça a sua parte e, por isso, a CDL POA oferece, gratuitamente, um curso de educação financeira. Mas, como vimos, teria que começar bem antes, ainda na escola.