
O ex-candidato à presidência venezuelana, Enrique Márquez, que se opôs a Nicolás Maduro na contestada eleição presidencial de 2024, foi libertado da prisão na quinta-feira (8), de acordo com um comunicado da oposição.
"Acabou tudo", disse Márquez em um vídeo gravado por um jornalista local que o acompanhava, juntamente com sua esposa e outro membro da oposição, Biagio Pilieri, que também foi libertado. (veja abaixo)
A libertação ocorre em meio a uma onda de prisioneiros libertados pelo governo interino da Venezuela sob pressão dos Estados Unidos, conforme o g1.
A ativista venezuelana Rocío San Miguel, que também tem nacionalidade espanhola, foi a primeira a ser libertada da prisão nesta quinta-feira (8). Ela estava detida desde 9 de fevereiro de 2024.
Especialista em temas militares e diretora da ONG Control Ciudadano, Rocío foi detida após ser vinculada pelas autoridades com um suposto plano para assassinar o presidente Nicolás Maduro.
A soltura foi confirmada pelo governo espanhol. Mais cedo, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou que o país libertaria unilateralmente "um número significativo" de prisioneiros venezuelanos e estrangeiros.




