
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dizer nesta segunda-feira (14) que teve uma "boa conversa" por telefone com Luiz Inácio Lula da Silva no dia 6 de outubro.
Ele comentou o assunto antes da reunião bilateral com Javier Milei, presidente da Argentina, em Washington.
Apesar do comentário positivo sobre a conversa com Lula, Trump ameaçou países que integram o Brics — Brasil, Rússia, Índia, China, Egito, Etiópia, Irã, África do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Conforme o presidente norte-americano, o Brics realizou um "ataque ao dólar" ao sugerir criar uma moeda própria. Por isso, ele ameaçou impor tarifas contra o grupo.
Encontro de Mauro Vieira com Marco Rubio
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está nos Estados Unidos para se reunir nesta semana com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O encontro será para discutir a crise diplomática entre os governos.
Estão na pauta temas de interesse comum na esfera econômico-comercial, mas também outras prioridades regionais. Para integrantes do governo Lula, eles podem já começar a discutir, além do tarifaço e das sanções a autoridades brasileiras, um possível acordo na exploração de minerais críticos (com foco em reservas nacionais de terras raras), e os planos de regulação de big techs no Brasil e até a crise na Venezuela.



