
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que deve receber o líder ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca, na próxima sexta-feira (17).
O republicano respondeu de maneira positiva sobre o eventual encontro com Zelensky a jornalistas. Mais cedo, o ucraniano disse que viajaria aos EUA nesta semana para conversar sobre o potencial fornecimento de armas de longo alcance pelo país.
A discussão sobre viagem acontece um dia após Trump alertar a Rússia de que pode enviar mísseis Tomahawk de longo alcance para Kiev se Moscou não encerrar a guerra em breve.
Os mísseis permitiriam à Ucrânia atacar mais profundamente o território russo.
— Os principais tópicos serão defesa aérea e nossas capacidades de longo alcance, para manter a pressão sobre a Rússia — disse Zelensky.
Moscou expressou "extrema preocupação" com o potencial fornecimento de mísseis de cruzeiro Tomahawk pelos EUA à Ucrânia.
O próprio presidente russo, Vladimir Putin, já havia sugerido que o fornecimento de mísseis de longo alcance pelos EUA à Ucrânia prejudicaria seriamente as relações entre Moscou e Washington.

