
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta sexta-feira (5) renomeando o Departamento de Defesa para Departamento de Guerra, uma decisão que, segundo ele, envia uma "mensagem de vitória" ao mundo.
— É um nome muito mais apropriado, considerando o estado atual do mundo — disse Trump a repórteres no Salão Oval, ladeado pelo novo "secretário de Guerra", Pete Hegseth.
Na semana passada, em declaração no Salão Oval da Casa Brasil, o republicano já havia citado a intenção de renomear o Pentágono.
— Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome — disse. As informações são da CNN Brasil.
Na ocasião, ele ainda disse que os Estados Unidos venceram a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial e que o país será ofensivo "quando precisar".
A nomenclatura não é usada desde 1947 e mostra a vontade do republicano de reforçar a imagem de poder das Forças Armadas.
Os planos foram inicialmente revelados pelo Wall Street Journal no mês passado. Segundo o jornal norte-americano, a ideia é elaborada desde o começo do atual mandato de Trump.
De acordo com O Globo, pelas regras atuais, uma alteração em um nome de departamento depende da permissão do Legislativo. Antes disso, o nome pode ser usado como uma nomenclatura secundária.


