
O multimilionário Elon Musk, antigo aliado do presidente americano, Donald Trump, cujo governo ele abandonou recentemente, anunciou neste sábado (5) a criação de seu próprio movimento político, o Partido da América.
No X, o empresário nascido na África do Sul, fez uma enquete questionando os seguidores no Feriado de 4 de julho: "O Dia da Independência é o momento perfeito para se perguntar se você quer independência do sistema bipartidário (que alguns chamam de partido único). Devemos criar o Partido Americano?"
Com 65% dos votos positivos no X, Musk propôs: "Por uma diferença de dois para um, vocês querem um novo partido político e vocês terão!
Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia.
Hoje, nasce o America Party para devolver a vocês a sua liberdade".
Decepcionado, segundo ele, com a lei orçamentária aprovada semana passada, que elevará a dívida nacional, Musk havia prometido nos últimos dias criar sua própria legenda. "Quando se trata de arruinar nosso país por meio do desperdício e da corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia", disse Musk.
O presidencialismo americano é ancorado no bipartidarismo — republicanos e democratas. Uma terceira força poderia "roubar" votos das duas legendas e bagunçar as eleições.