
O Hamas anunciou, nesta sexta-feira (4), que está pronto "para começar imediatamente" negociações para uma trégua em Gaza, e que sua resposta à proposta de cessar-fogo é "positiva".
"O movimento islamista palestino entregou sua resposta aos mediadores, e ela é positiva, e o movimento está pronto para começar imediatamente e seriamente um ciclo de negociações sobre o mecanismo de aplicação desse quadro", indicou o Hamas em um comunicado.
A informação veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na terça-feira (1º) que Israel concordou com as condições para um cessar-fogo de 60 dias no local. Na data, o republicano disse que esperava uma resposta do Hamas:
"Eu espero, para o bem do Oriente Médio, que Hamas aceite este acordo, porque as coisas não vão melhorar — SÓ VÃO PIORAR", afirmou o presidente em rede social.
A Aljazeera publicou nesta sexta que o Hamas afirmou ter emitido uma resposta "positiva" aos mediadores sobre a mais recente proposta de cessar-fogo. No entanto, ainda não há prazo para a trégua ter início. A expectativa de Trump é que o cessar-fogo ocorra na "próxima semana".