
O governo do Brasil lamentou as mortes provocadas pelas enchentes no Texas, nos Estados Unidos. Em nota publicada neste sábado (5), o Ministério das Relações Exteriores manifestou solidariedade às vítimas e ressaltou a importância de conscientização sobre os riscos das mudanças climáticas.
"Ao se solidarizar com as famílias das vítimas, o governo brasileiro expressa suas condolências ao povo e ao governo norte-americanos", diz o texto divulgado pelo Itamaraty.
No comunicado, o governo do Brasil afirmou que "as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional".
As vítimas
O Itamaraty informou ainda que não há registro de vítimas brasileiras até o momento. Até a noite deste sábado, 51 mortes haviam sido confirmadas, incluindo 15 crianças.
Três meninas que participavam do acampamento Camp Mystic, foram identificadas entre as vítimas. As famílias confirmaram as mortes por meio de postagens nas redes sociais e mensagens a veículos de imprensa norte-americanos.
Na manhã deste sábado, 27 meninas ainda estavam desaparecidas, de acordo com o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.
— Podem estar em uma árvore, sem comunicação — disse Leitha.
No local, onde cerca de 750 pessoas estavam acampadas para aproveitar o feriado prolongado, não havia eletricidade, água ou conexão por Wi-Fi devido às chuvas, conforme mensagem do diretor do acampamento lida pelo vice-governador.
Entenda
O estado americano do Texas, no sul dos Estados Unidos, enfrenta uma tragédia após o Rio Guadalupe subir cerca de oito metros em apenas 45 minutos. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), durante a noite, o nível do rio passou de dois para mais de nove metros devido às fortes chuvas.
O serviço meteorológico emitiu um alerta de inundação para a região centro-sul do condado de Kerr, orientando os moradores a evitarem viagens e buscarem áreas mais altas para garantir a segurança.
Cerca de 860 pessoas foram retiradas de casas e mais de 500 socorristas e 14 helicópteros foram mobilizados para a região.
O Rio Guadalupe tem cerca de 370 km de extensão. Ele nasce no condado de Kerr, no Texas, e flui para o sudeste, passando por cidades como Kerrville, New Braunfels e Victoria, antes de desaguar na baía de San Antonio, no Golfo do México. O rio é um importante curso d’água para todo o centro-sul do estado. Há um histórico de enchentes e tragédias com a elevação do Guadalupe.